.


Inscreva-se no canal youtube

Acompanhe nossas aulas em vídeo. Entenda o seu direito na prática. veja todas

Encontro 3 – Dano material e dano moral
Entenda a diferença entre dano material e moral em linguagem simples.
Encontro 4 – Danos em acidente de veículos

Conheça os requisitos para ingressar com uma ação de reparação de danos.
Encontro 5 – União estável

Conheça as características e requisitos da ação que busca reconhecer a união estável.
Encontro 6 – Investigação de paternidade

Conheça os fundamentos e objetivos da investigação. Quem pode propor, prazos etc.

Mandado de segurança

CABIMENTO E LEGITIMIDADE:
a) ação constitucional colocada à disposição de pessoa física ou jurídica, para proteção de direito individual ou coletivo, que seja líquido e certo, lesado ou ameaçado de lesão, por ato de autoridade, que atue diretamente ou por delegação do poder público;
b) o mandado de segurança comporta duas categorias: repressivo e preventivo.

ATO DE AUTORIDADE – RELEVÂNCIA PARA FIXAÇÃO DA COMPETÊNCIA: autoridade é a pessoa física detentora do poder de decisão sobre o ato impugnado. É sempre aquele que decide, é sempre aquele que possui atribuição para corrigir o ato. O simples executor não é autoridade coatora.

DIREITO LÍQUIDO E CERTO – CARÁTER INDIVIDUAL OU COLETIVO – PRESSUPOSTO DO PROVEITO DIRETO:
a) para cabimento do mandado de segurança, exige-se que o direito postulado seja do próprio impetrante, que a concessão lhe traga benefício direto. O impetrante deve ter em vista a defesa de direito próprio (v. RTJ 120/328);
b)para viabilidade do mandado de segurança, exige-se violação a direito líquido e certo, que é direito comprovado de plano. Apresenta-se com todos os requisitos para seu reconhecimento e exercício no próprio momento da impetração. Não há instrução probatória em mandado de segurança.

PRAZO DECADENCIAL PARA IMPETRAÇÃO – CONSEQUÊNCIAS EM FACE DA ILICITUDE DO ATO IMPUGNADO – SENTENÇA.
a) o prazo decadencial de 120 dias começa a correr, para efeito de impetração do mandado de segurança, a partir da data em que o ato do poder público, formalmente divulgado, revela-se apto a gerar efeitos lesivos para o interessado;
b) a consumação do prazo decadencial somente atinge o direito de impetrar mandado de segurança, não gerando a perda do direito material afetado pelo ato ilegal ou abusivo do poder público (v. JSTF-LEX 271/147);
c) o Poder Judiciário poderá manifestar-se sempre sobre matéria de mérito, ainda não decidida. A denegação de mandado de segurança por falta de prova do direito líquido e certo ou a extinção do processo sem julgamento de mérito não impede nova impetração.


Consulta jurídica

.

Consulta jurídica: A orientação jurídica é fundamental para o sucesso da sua empresa ou de suas decisões pessoais. Uma orientação adequada abre horizonte e paradigmas para um caminho seguro. Consulte-nos sobre o seu caso concreto. Nossa equipe de especialistas irá lhe orientar de maneira que você tome a melhor decisão. Não raro realizamos certos atos que nos arrependemos, seja porque não sabíamos seja porque acreditávamos que estava fazendo ou a coisa certa ou ainda pelo simples fato de não ter visualizado outros caminhos.

Consulta jurídica

Formulário de consulta jurídica online



Conheça os seus direitos na prática veja todas

Sociedad de fato
Busca e apreensão..
Ação Civil Pública
execução
Ação reivindicatória..
Ação de alimentos
Ação monitória
Busca e apreensão..
.

Fale bem em público

Conheça o Prof. Rodrigo Garcia

Rodrigo Garcia é advogado há 17 anos, coach, formando em programação neurolinguística, pós graduado em hermenêutica jurídica, proprietário da Central de Cursos – treinamentos executivos, uma inovadora escola de negócios para empreendedores. É sócio proprietário do escritório de advocacia – Garcia Advocacia, atua na realização de sustentações orais em tribunais de justiça e tribunais superiores. Especializou-se na arte de falar bem em público competência que é essencial para o mundo dos negócios, para alavancar a carreira, melhorar relacionamentos, ganhar autoconfiança e atingir objetivos.



.

Contate-nos

Garcia Advocacia é um escritório jurídico com atuação no triângulo mineiro. Contamos com uma equipe estudiosa, disciplinada e ética, ancorada, sobretudo, na qualificação profissional.

GARCIA ADVOCACIA – Advogados associados
Av. Floriano Peixoto, 615 – 1º andar – sobreloja
Loja comercial – salas 101 e 102 – Uberlândia/MG
Telefone Fixo: (34) 3255-5060 – (34) 9.9877-7080
E-mail: garcia@garciaadvocacia.com.br

Formulário de contato




Fale no WhatsApp